Sistema Nacional da Educação Básica - Aneb (Saeb)


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Sistema Nacional da Educação Básica - Aneb (Saeb)

O que é o programa:

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por dois processos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).

A Aneb é realizada por amostragem das Redes de Ensino, em cada unidade da Federação e tem foco nas gestões dos sistemas educacionais. Por manter as mesmas características, a Aneb recebe o nome do Saeb em suas divulgações;

Por sua vez, a Aneb  (também  denominada  de  Saeb)  é  uma  avaliação amostral  que  visa  apresentar  também  resultados  de  desempenho  em  Língua Portuguesa  e  Matemática  por  estado,  região  e  país,  localização  (urbana/rural), dependência  administrativa  (redes  municipal,  estadual,  federal  e  particular),  além de outros estratos de interesse.

A partir das informações da ANEB, o MEC e as Secretarias Estaduais de Educação   podem   definir   ações   voltadas   para   a   correção   dos   problemas identificados e dirigir seu apoio técnico e financeiro tanto para o desenvolvimento e aperfeiçoamento  das  redes  de  ensino,  quanto  para  a  redução  das  desigualdades ainda existentes no sistema educacional.

Objetivo:

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi criado em 1990 e, desde 1995, realiza seu ciclo de avaliação a cada dois anos. O Saeb foi criado tendo por objetivo central promover uma avaliação externa e em larga escala da educação no Brasil, visando a construir dois tipos de medidas. A primeira, da aprendizagem dos estudantes e, a segunda, dos fatores de contexto correlacionados com o desempenho escolar. A implementação da avaliação em larga escala se constituiu com a intenção de subsidiar os formuladores e executores das ações governamentais na área educacional em todos os níveis de governo. Com a avaliação se pretende averiguar a eficiência dos sistemas no processo de ensino-aprendizagem e, também, a equidade da educação oferecida em todo o país. 

Data de início: 1990

Instrumento legal que o instituiu: Portaria n. 1.795, de 27.12.1994, formalizou a criação do Saeb.

Por que foi criado:

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi criado em 1990 e, desde 1995, realiza seu ciclo de avaliação a cada dois anos. O Saeb foi criado tendo por objetivo central promover uma avaliação externa e em larga escala da educação no Brasil, visando a construir dois tipos de medidas. A primeira, da aprendizagem dos estudantes e, a segunda, dos fatores de contexto correlacionados com o desempenho escolar. A implementação da avaliação em larga escala se constituiu com a intenção de subsidiar os formuladores e executores das ações governamentais na área educacional em todos os níveis de governo. Com a avaliação se pretende averiguar a eficiência dos sistemas no processo de ensino-aprendizagem e, também, a equidade da educação oferecida em todo o país.

Descrição dos resultados alcançados:

Os resultados do SAEB apontam  para a melhoria da qualidade e equidade da escolarização. Um dos marcos da educação para o desenvolvimento nacional e para a diminuição das desigualdades estruturais que afetam o Brasil.