Conceito Preliminar de Curso - CPC


« Voltar para a lista de programas

Conceito Preliminar de Curso - CPC

O que é o programa:

É uma medida da contribuição do curso para a formação do aluno – ele combina diferentes medidas da qualidade do curso. O Conceito Preliminar de Cursos - CPC é composto de:

i) Desempenho dos concluintes no Enade;

ii) Desempenho dos ingressantes no Enade;

iii) Diferença entre os Desempenhos Esperados e Observados;

iv) Qualidade do corpo docente;

v) Infraestrutura escolar e organização didático-pedagógica.  

Objetivo:

Fornecer uma medida de qualidade dos cursos de graduação, de modo a subsidiar o processo de supervisão e regulação. 

Data de início: 05/08/2008

Instrumento legal que o instituiu: PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE 5 DE AGOSTO DE 2008: Regulamenta a aplicação do conceito preliminar de cursos superiores - CPC, para fins dos processos de renovação de reconhecimento respectivos, no âmbito do ciclo avaliativo do SINAES instaurado pela Portaria Normativa nº 1, de 2007.

Por que foi criado:

O CPC foi criado em 2008 com o objetivo de subsidiar as visitas in loco para a renovação de reconhecimento dos cursos. Inicialmente, a idéia é que cada curso de graduação receberia uma visita de especialistas de três em três anos com vistas à renovação de reconhecimento. Com o tempo percebeu-se ser esta uma tarefa de fato impraticável, tendo em vista a grande quantidade de cursos. É neste contexto que aparece o CPC para orientar e tornar mais eficientes estas visitas. A idéia é que só recebem visitas cursos com CPC menor do que 3 – desta forma, as visitas são canalizadas para aqueles cursos que parecem ser de qualidade inferior. O CPC é calculado de três em três anos tendo por base o Ciclo Avaliativo do Ensino Superior.

Descrição dos resultados alcançados:

O CPC foi criado em 2008, sendo seus primeiros cálculos feitos com base nos cursos avaliados no ENADE de 2007. Assim, no momento, temos disponíveis CPC para os cursos avaliados em 2007 e 2008. Os resultados estão disponíveis qualquer usuário interessado na pagina do Inep. (http://www.inep.gov.br/superior/enade/default.asp) e no Sistema e-MEC para o acompanhamento Eletrônico da Avaliação da Educação Superior (http://emec.mec.gov.br).